Quantos Quilos De Arroz Para 50 e Para 100 Pessoas: Saiba Calcular a Porção Ideal

arroz branco

Cozinhar grandes quantidades pode ser um desafio, e uma das principais dúvidas na hora de preparar muita comida passa por saber as quantidades, até as mais básicas. A verdade é que todos precisam de saber quantos quilos de arroz servem 50 ou 100 pessoas, e saber calcular a porção ideal.

O arroz é um dos ingredientes mais populares e versáteis na culinária brasileira, frequentemente utilizado tanto como acompanhamento quanto como ingrediente principal em pratos completos.

Para determinar a quantidade adequada de arroz a ser servida, é fundamental considerar a finalidade do prato em questão. Por um lado, servir uma quantidade excessiva de arroz pode resultar em desperdício de comida. Por outro lado, servir uma quantidade insuficiente pode levar à escassez do prato, o que também deve ser evitado.

Quantos quilos de arroz servem 50 pessoas? E 100 pessoas?

Para sabermos quantos quilos de arroz servem 50 pessoas ou quantos quilos de arroz servem 100 pessoas, é preciso primeiro sabermos como calcular a quantidade certa de arroz por cada porção. Para isso, temos de primeiro saber qual vai ser o papel do arroz no prato.

Quando o arroz é utilizado como acompanhamento, como no caso do strogonoff, a quantidade por pessoa tende a ser menor. Já quando o arroz é o ingrediente principal da receita, como no caso do arroz carreteiro, é necessário uma porção maior para garantir uma refeição satisfatória.

Para calcular a quantidade adequada de arroz, existem métodos simples e práticos, que envolvem o uso de uma xícara de chá ou de uma balança.

  • Se o arroz for acompanhamento: ¼ de xícara (chá) de arroz cru por pessoa
  • Se o arroz for o prato principal: ½ xícara (chá) de arroz cru por pessoa

Em gramas, isso quer dizer que é recomendado o uso de 90g de arroz cru por pessoa como acompanhamento e cerca de 180g de arroz cru por pessoa como prato principal. Isso significa que iria precisar de pelo menos 4,5 kg de arroz para 50 pessoas.

Da mesma forma, vai precisar de pelo menos 9 kg de arroz para conseguir servir 100 pessoas. Note que essa porção e uma média, e é importante ajustar a quantidade de acordo com as preferências e expectativas dos seus convidados

Quantos Quilos De Arroz Para 50 e Para 100 Pessoas: Saiba Calcular a Porção Ideal

Recipe by Rita Dias
Rendimento

50

porções
Preparação

15

Impressione os seus convidados com o melhor livros (eBook) de receitas
minutes
Cozedura

30

minutes
Total

45

minutes

Essa é uma receita de arroz simples servindo 50 pessoas, para ser usada como acompanhamento com outro prato.

Ingredientes

  • 4,5 kg Arroz

  • 10 Dentes de alho

  • 5 Cebolas

  • 2 Folhas de louro

  • 400g Manteiga

  • Sal a gosto

Instruções

  • Reúna todos os ingredientes para ter certeza que não falta nada ao fazer arroz para 50 pessoas. Pique as cebolas e os dentes de alho.
  • Comece por aquecer um fio de azeite em uma panela bem grande. Adicione as folhas de louro e a cebola picada e deixe dourar.
  • Em seguida, acrescente o alho e mexa bem. Deixe cozinhar um pouco.
  • Adicione o arroz e misture bem para que os grãos fiquem envolvidos no azeite, cebola e alho, garantindo um sabor incrível.
  • Junte a água e sal a gosto. Misture bem e deixe ferver em fogo médio.
  • Quando a água ferver, baixe o fogo e deixe cozinhar lentamente até ficar sem água.
  • Verifique se os grãos do fundo da panela já estão bem soltinhos. Se tiverem água, deixe cozinhar mais um pouco.
  • No final misture a manteiga no arroz e verifique o nível de sal.

Notas

  • Para fazer arroz para 100 pessoas, precisa apenas de duplicar todas as quantidades que vê nessa receita bem simples.
  • Para um arroz menos soltinho, use um pouco mais de água.

Como viu, a receita de arroz para 50 ou para 100 pessoas acaba por ser bem simples, e consegue fazer em pouco tempo mesmo tendo de fazer para tantas pessoas. Assim dá tempo para uma boa sobremesa.

Fazendo arroz para 50 ou 100 pessoas

É importante utilizar uma panela grande o suficiente para cozinhar todo o arroz de uma só vez, sem precisar fazer várias levas de cozimento de modo a ter o arroz todo igual. Além disso, é necessário escolher um recipiente grande o suficiente para servir o arroz, garantindo que todos os convidados possam se servir sem dificuldades.

Outro especto importante a considerar é o tempo necessário para o preparo. Preparar uma grande quantidade de arroz pode levar mais tempo do que preparar uma porção menor, por isso é importante calcular o tempo necessário para cozinhar e, se possível, começar o preparo com antecedência.

É importante também lembrar que o arroz deve ser mantido aquecido até a hora de servir, o que pode ser feito com o auxílio de uma panela de arroz elétrica ou mantendo-o em uma panela com tampa e mantendo-a no fogão em fogo muito baixo.

Veja mais receitas deliciosas no nosso livro de receitas e impressione todos os seus amigos e familiares. Clique na imagem para saber mais.

Rita
Rita é a administradora do blog BrasilcomSabor. Aprendeu a cozinhar em workshops e na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril antes de passar a trabalhar em hotéis de 5 estrelas e passar por restaurantes com estrelas Michelin.